Reproduções em Giclée

O que é um giclée?

     Mas afinal, o que é uma reprodução de obra de arte em giclée? este processo artístico, conhecido no mercado de arte, aguça a curiosidade daqueles que ainda não o conhecem. Por isso, nossa tarefa é trazer um pouco sobre esta técnica para que você também possa apreciá-la, como nós.

    Giclée é um processo de microjato de tinta, a uma determinada pressão, usado na impressão desta nova geração de gravuras. É feita em impressora específica que jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em papel artístico ou tela. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só arte.

    Esta tecnologia é considerada o que há de mais sofisticado em termos de impressão para artes gráficas. Todo o material, incluindo tintas pigmentadas específicas, é importado. Tanto a tela como o papel são procedentes da Alemanha, Itália ou França e são preparados para receber tintas de alta duração.

69603734_2325359604178478_16754290495366

     Uma  vez pronta a produção com a tecnologia Giclée, são limitadas as séries de cada obra, sendo  numeradas e assinadas pelo artista.  São emitidos certificados de autenticidade garantindo a origem da obra da arte que nesse momento se torna uma impressão Fine Art. A sua durabilidade é superior a 200 anos, desde que observadas as normas de conservação. 

Você sabia?

    O termo "Giclée" nasceu em 1991, nos Estados Unidos, e foi inventado por Jack Duganne para designar o primeiro processo de impressão digital "jato de tinta" dedicado à reprodução e edição de arte.

    A primeira cópia digital foi realizada em 1989 em uma impressora jato de tinta Iris 3047 em um papel Aquarelle Rag; essa impressora era na origem destinada ao mundo da pré-impressão como sistema de provas; graças à vontade de Graham Nash, ela tornou-se na primeira impressora de jato de tinta a editar uma obra digital; essa impressora está atualmente exposta em um museu americano.

    Em 1991, Graham Nash foi o primeiro a abrir as portas de um estúdio de impressão digital (Nash Editions, Los Angeles, USA) inteiramente dedicado à arte.